domingo, 1 de maio de 2011

Social Media: sucesso começa com o "F-Factor"

O espaço das mídias sociais se transformou em uma boate movimentada. Todo mundo quer porque é o melhor lugar para se estar. Há uma corda de veludo, um tapete vermelho e milhões de pessoas ao redor esperando para entrar em ação. Traduzindo: a boate é o Facebook e o povo em torno são as marcas que estão esperando para fazer negócios com os consumidores. Apenas as marcas que utilizam o "F-Factor" entram na boate e dançam a noite toda (como já dizia a música do Van Halen, "Dance The Night Away" - confira o vídeo abaixo).

No Trendwatching.com (matéria em inglês) foi feito um briefing sobre o "F-Factor" e como as decisões de compra dos consumidores estão sendo influenciadas pelos amigos, seguidores e outras pessoas que conhecem as novas formas de se comunicar.

A versão da Reader's Digest é a seguinte:

F-DISCOVERY: como os consumidores descobrem novos produtos e serviços baseando-se nas suas redes sociais.

F-RATED: como os consumidores cada vez mais (e automaticamente) avaliam, recomendam e opinam nas suas redes sociais.

F-FEEDBACK: como os consumidores podem pedir aos seus amigos e seguidores para melhorar e validar suas decisões de compra.

F-TOGETHER: como fazer compras é cada vez mais social, mesmo quando os consumidores e seus conhecidos não estão fisicamente juntos

F-ME: como os consumidores das redes sociais são literalmente transformados em produtos e serviços

Outra perspectiva de ver o poder do Facebook é através do infográfico abaixo feito pelo One To One Interactive:


Embora seja difícil ignorar o poder do "F-Factor", o que não pode mesmo ser ignorado é o poder do consumidor. Marcas que ganham no "social" ouvem seus consumidores e desenvolvem estratégias de "social media" que não são somente super criativas, mas também proporcionam uma incrível experiência com a marca. Mesmo com a legitimidade do "F-Factor", o que realmente está dirigindo o espaço é a força humana - as pessoas e as conexões.

Tradução de texto publicado em: http://migre.me/4psLn


Nenhum comentário:

Postar um comentário